quarta-feira, 15 de maio de 2013

A Escola Estadual de Educação Básica Theodorico  Alves Teixeira, em 2013, completou 83 anos de atuação na comunidade.
Ao longo destes anos muitos fatos marcaram a educação. Desde seu início passou de escola com ensino tradicional até no momento desenvolver educação integral com o Programa Mais Educação, Escola Aberta, Ensino Médio Politécnico, Programa Acelera, Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, dentre outros.
O Programa Mais Educação tem por objetivo a educação integral, onde as crianças do Ensino Fundamental participam de oficinas no turno inverso de suas aulas. As oficinas que estão em desenvolvimento são Artesanato, Vídeo, Canto Coral, Brinquedoteca, Capoeira e Acompanhamento Pedagógico. 
O Programa Escola Aberta funciona nos finais de semana e como o nome  já diz é aberto para a comunidade, tendo como objetivo uma cultura para a paz. No momento a escola oferece oficinas de informática, curso de violão, manicure, dança, futsal e artesanato. Também está em fase de organização uma banda de música, formada por alunos da escola que frequentam o programa Escola Aberta utilizando-se dos instrumentos da oficina de canto coral do Programa Mais Educação. Estarão participando do encontro que marca os dez anos do Programa Escola Aberta no Estado do Rio Grande do Sul no final do mês de maio.
O Ensino Médio Politécnico está desenvolvendo pesquisas de acordo com a realidade dos alunos. Suas atividades totalizam 30 horas/aula semanais, sendo uma parte de formação geral e outra de parte aplicada aos projetos.
No Programa Acelera os alunos com defasagem idade/série de 3ª, 4ª e 5ª série têm oportunidade de avançar até dois anos, assim situando-se na série que deveria estar. As professoras receberam formação específica em Porto Alegre com a finalidade de atuar no Programa desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação.
O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa contempla os alunos de 1ª, 2ª e  3ª série dos anos iniciais, estando de acordo com a proposta da educação nacional.
Diante disso, a escola conclama toda comunidade para participar e se envolver com sua proposta de educação. Assim todos sairão ganhando e de igual sorte, colaborando na construção de uma sociedade  mais humana, justa e fraterna.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário